domingo, 13 de julho de 2014

Copa do Mundo no Brasil - Impressões


Agora que esse período de Copa do Mundo esta oficialmente no fim, vim aqui passar a minha impressão sobre tudo que eu vi durante minhas poucas idas a São Paulo.

Adaptações do Metrô

Foi muito engraçado pegar o metrô e ouvir, além da mensagem usual, next station Ana Rosa e ao mesmo tempo pensar "Porque raios não traduziram a parte do lado do desembarque a os acessos que aquela estação dá?". É claro que eles terem colocado mensagens em inglês foi um avanço, mas foi realmente estranho ouvir só next station Sé sendo que existem mil acessos nessa estação!

Agora, eu achei muito bom eles terem feito um panfleto especial para a Copa! Eu acabei dando ele para um amigo e não tirei foto, mas era uma cartilha explicativa sobre os melhores meios de chegar aos estádios e meios de locomoção, tudo em português, inglês e espanhol. Porém eu não tenho certeza do alcance desses folhetos, já que você precisa ir até os funcionários e pedir(peguei quando fui pedir um mapa do metro, já que o meu tinha mais de 2 anos).

Por alguma razão os estrangeiros não parecem ter o costume de procurar funcionarios do metrô para tirar duvida, é algo até bem engraçado já que eu sou daquelas que no primeiro momento de duvida já pergunta.

Falando com estrangeiros

Como eu falei ai em cima, a maior parte dos estrangeiros (eu eu tenha visto) não vão até funcionários pedir ajuda, mas sim até pessoas comuns! Assim, aqui fica a minha experiencia:

Quando fui ver a exposição Obsessão Infinita estava com minhas amigas na estação Faria Lima, esperando a Naty chegar, e um homem chegou no nosso grupo falando espanhol, pedindo informação! Eu fiz 1 ano de espanhol e entendo quando falam comigo, mas não sei responder... então por um momento fiquei sem saber o que fazer hahahahaha

Depois eu perguntei se ele falava inglês(em inglês) e ele disse Yo no, pero mi amigos sí! e ele chagou dois amigos deles que começaram a falar em inglês comigo; eles eram mexicanos que moravam nos Estados Unidos e iam ver o jogo na Arena Corinthians. Os três tinham cerca de 25 anos e queriam uma forma de ligar para o seu país e contatar a família! Bem, eu e a Talissa acabamos saindo da estação e indo comprar um cartão de orelhão internacional, para que eles pudessem ligar.

Eles foram super educados e disseram que estavam adorando o Brasil, porque as pessoas realmente tentavam ajudar umas as outras mesmo sem entender a linguá; no fim acabaram tirando foto conosco e pegando nossos contatos na internet, para assim poderem nos adicionar no Facebook! Foi a primeira vez que paguei de tradutora com as minhas amigas, já que só eu e a Talissa entendiamos o que eles estavam falando.

O que eu achei de tudo isso

Nem preciso dizer que achei muito bom, não é? O Brasil não tem exatamente a melhor imagem lá fora, principalmente se falando das mulheres, mas acredito que esse período cheio de estrangeiros serviu para eles verem um pouco mais como nosso país realmente é! Temos coisas ruins como qualquer outro lugar no mundo, mas também temos muita coisa boa para mostrar!

Deu para ver que muitos turistas vão se lembrar claramente do carisma brasileiro, com toda essa vontade de faze-los se sentir em casa.



Vocês tiveram experiências novas ou engraçadas com estrangeiros também? Não é todo dua que temos Copa aqui hahahaha

Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário